Please select the country

Viver no exterior não significa apenas planejar a viagem, economizar e obter acomodações; é uma mudança que deve ficar de acordo com os seus planos, com o que você realmente deseja para a sua vida a curto e médio prazo. Siga estas 7 dicas e realoque-se estrategicamente. 

1. Qual é o seu objetivo?

Pergunte a si mesmo: por que é que eu quero ir viver em um outro país? Desenvolvimento profissional, melhor qualidade de vida ou experiência internacional... Se sua principal motivação é sair em busca de aventura, você ainda não está preparado, pense nisso.

2. Defina o lugar que sua família ocupará.

Se você for sozinho, prepare-se para sentir falta deles e aproveite-os ao máximo antes de sair. Se você se mudar com sua família ou mesmo solo como casal, todos deverão concordar em reconstruir sua vida em outro lugar e sob outra cultura. Para fazer isso, identifique suas motivações, medos e encontre soluções que mantenham o equilíbrio entre os distintos membros de seu plano familiar e dentro da sua relação de casal. Cada membro tem seus próprios objetivos e interesses. 

3. Avalie o país para onde está indo.

E detecte quanto vai custar se adaptar tanto para você como para a sua família, bem como as diferenças: o idioma, o horário de trabalho, a moeda e até a religião. Além disso, pesquise a demanda de sua profissão para aumentar as oportunidades de emprego e desenvolvimento.

4. Analise seu perfil.

Compare suas qualidades e competências com as de seus colegas no país onde você deseja se mudar. Existem dois aspectos a serem aprofundados: a) o tipo de comunicação (direta ou indireta) e b) a sua capacidade de adaptação (inclusão e tolerância). Por exemplo, em países europeus ou americanos, a comunicação é direta, enquanto no México e mais comum a tendência a interagir cuidando do emocional. Reconhecer nossas fraquezas e pontos fortes evitará frustrações pessoais e de trabalho.

5. Saiba mais sobre o possível impacto da recolocação na sua qualidade de vida.

É muito comum pensar que, pelo simples fato de viver em outro país, o padrão de vida aumentará até o céu, mas para conseguir isso é necessário garantir que a renda ou o orçamento sejam proporcionais ao custo de vida desse local. Para você saber como negociar um bom salário, consulte classificações oficiais como The Economist, Intelligence Unit.

6. Prepare-se para adaptar a uma nova cultura.

Cada pessoa possui uma carga cultural adquirida por seu local e contexto de origem e, mesmo que você se mude para um local relativamente semelhante, nada lhe garante uma adaptação sem impactos. Abra a sua mente.
7. Faça planos com seu empregador.  Se você aceitar uma realocação internacional, avalie os pontos anteriores e coloque-os sobre a mesa ao negociar o curso de sua carreira profissional. Pense no futuro: o que acontecerá com você depois de ser transferido? Seus empregadores vão fazer o retorno, oferecerão uma nova posição ou haverá uma oportunidade de ficar mais tempo? Além disso, negocie os Serviços de Destino dentro de seus benefícios: como é que o seu empregador o apoiará (mudança internacional, procura de casa, buscar escola, entre outros)?
 
 
 

About the author

Sascha Santin,

Responsavel do marketing digital e comunicacões da Crown ao nivel LATAM.

Free Moving Quote

The First Step on Your
New Adventure

  • Your enquiry is handled by an expert advisor
  • Form only takes one minute to complete
  • Crown operate in over 200 locations worldwide
..everything went like clockwork and times were all on schedule..;